POLYPODIACEAE

Pleopeltis monoides (Weath.) Salino

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Pleopeltis monoides (POLYPODIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

13.595,22 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia (Salino, 2009; Labiak; Hirai, 2012).Os registros botânicos indicam que a espécie ocorre em altitudes entre 578 m (Matos, F. B., 711, UPCB 68663) e 1000 m (Moraes, P. L. R., 2767, CEPEC 127952)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Critério: B2ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Pleopeltis monoides</i> é uma espécie encontrada em Florestas Estacionais Semidecíduas e Ombrófilas Densas dos Estados do Espírito Santo e da Bahia. Apesar de haver registro de ocorrência da espécie em ambientes perturbados, suspeita-se que seja rara devido ao baixo número de coletas. Apresenta pequena área de ocupação (AOO=28 km²) e está sujeita a cinco situações de ameaça distintas. Uma das ameaças é a perda de hábitat das matas do sul da Bahia para a agricultura. É considerada "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa e floresta estacional semidecidual (Salino et al., 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Os registros botânicos indicam que a espécie tem hábito epífita ou rupícola, ocorrendo no interior da mata ou em locais abertos como floresta perturbada e afloramento rochoso (CNCflora, 2012)

Ameaças (5):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.3.3 Clear-cutting local high
O grau de preservação da vegetação da RPPN Serra Bonita é variado, tendo regiões tanto intocáveis como com diferentes graus de regeneração. Estas diferente caracterizações florestais ocorre em função do histórico do local que aponta o desmatamento para o corte madeireiro ou para atividade agrícola (Matos et al., 2010).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture local medium
Ograu de preservação da vegetação da RPPN Serra Bonita é variado, tendo regiõestanto intocáveis como com diferentes graus de regeneração. Estas diferentecaracterizações florestais ocorre em função do histórico do local que aponta odesmatamento para o corte madeireiro ou para atividade agrícola (Matos et al., 2010).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.7 Telecommunication local very low
NaRPPN Serra Bonita, BA, uma estrada queleva ao topo de uma montanha foi construída na reserva para a construção de umatorre de transmissão, tal obra erradicou parte da vegetação original (Amorim et al. 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.2.2 Large-scale very high
A destruição edegradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidadeno Espirito Santo. Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração damadeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinuse Eucaliptus) é uma ameaça à região (Simonelli; Fraga, 2007).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.2.2 Large-scale very high
Hoje, grande parte das florestas úmidas do sul da Bahia estão fragmentadas como resultado da atividade humana realizadas no passado, tais como o corte madeireiro e subsequente implementação da agricultura (Paciencia; Prado, 2005). Estima-se que a região tenha 30.000 ha de cobertura florestal (Paciência; Prado, 2005), 40.000 ha em estágio inicial de regeneração e 200.000 ha em área de pasto e outras culturas, especialmente cacau (Theobroma cacao L.), seringa (Hevea brasiliensis Muell. Arg.), piaçava (Attalea funifera Mart.) e dendê (Elaeis guianeensis Jacq.) (Alger; Caldas, 1996).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007)
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): RPPN Serra Bonita, RPPN Serra do Teimoso, BA (CNCFlora, 2011).